sexta-feira, 24 de novembro de 2017

3º Festival de Cinema Escolar de Alvorada recebe filmes de 94 países

Foto: Divulgação
Será realizado neste sábado, 25/11, o 3º Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA). O evento, organizado pelos professores Adailton Moreira e André Bozzetti, terá início às 14 horas, com a exibição dos curtas-metragens alvoradenses e das delegações presentes e às 16 horas terá inicio a cerimônia de premiação e entrega de menções honrosas. 

O Festival de Cinema Escolar de Alvorada recebeu 1330 produções para a sua 3º Edição. No total, 94 países enviaram filmes para FECEA. Comparado a 2016 em que recebeu a inscrição de 130 curtas, sendo apenas dois deles estrangeiros, o crescimento do Festival na sua terceira edição é comemorado pelos organizadores. 

Para seus coordenadores, os professores Adailton Moreira e André Bozzetti, o salto em participações de produções estudantis deste ano, ocorreu pela estratégia elaborada nas redes sociais, grupos de trabalho, correio eletrônico e plataformas específicas de divulgação, além da manutenção dos norteadores pedagógicos de avaliações, presentes desde a primeira edição, fatores que destacam o município no cenário da produção cinematográfica escolar. 

O FECEA além das tradicionais categorias dedicadas ao Ensino Fundamental, Médio e EJA para documentário e ficção, criou para 2017 as categorias especiais nas modalidades Universitária e Independente para realizadores até 21 anos de idade. Outro acréscimo ao Festival foi a criação para esta edição de forma permanente do Prêmio Sirmar Antunes – Protagonismo Negro, com o objetivo de fomentar a participação de filmes estudantis, que tratem da temática afrodescendente e homenagear o ator gaúcho. 

Está prevista também a realização da Mostra dos filmes inscritos para alunos das redes de ensino da cidade e a votação do Filme pelo Júri Popular. O FECEA é organizado pelo Projeto Clube das 5 e Projeto Primeira Tela e está marcada para ocorrer dia 25 de novembro. Mais informações poderão ser obtidas no site do Fecea: inscfecea.wixsite.com/fecea-alvorada-rs 

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário