sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Bandas marciais das escolas São Marcos e Mário Quintana são reconhecidas no cenário estadual

Foto: Divulgação
Com a proximidade do IV Festival de Bandas Marciais de Alvorada, que será realizado no dia 17 de novembro, a cidade já começa a respirar o espírito do evento. E, o sentimento de satisfação e orgulho, toma conta de quem acompanha as bandas do município. Isso porque, tanto a Escola São Marcos como a Mário Quintana venceram competições nas últimas semanas, fortalecendo assim a imagem de Alvorada no meio. 

São Marcos 

No último domingo, 03/12, a Banda São Marcos participou do XX Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul, promovido pela Associação Gaúcha de Bandas (AGBRS). Na ocasião, a instituição competiu na categoria Marcial Sênior, considerada pelo maestro André Oliveira como a mais concorrida e difícil. “Nos anos de 2006 e 2007, a banda foi bicampeã nesta categoria. Após alguns anos sem participar, voltamos em 2013, mas na categoria Infantil. Este ano foi o nosso primeiro de volta à categoria Marcial Sênior”, destaca Oliveira. 

E a expectativa para este primeiro ano na nova categoria foi alcançada. Isso porque a banda da Escola São Marcos sagrou-se campeã. Além disso, a percussão ganhou o Troféu Argus Montenegro. “Foi um campeonato com muitos êxitos. O sentimento é de felicidade e certa saudade antecipada de alguns componentes que estão se despedindo da banda depois de vários anos juntos. 2018 será de renovação para banda. Virão novos componentes e o ciclo recomeça”, explica o maestro. 

Mário Quintana 

Já na semana anterior, a banda da Escola Mário Quintana venceu o XVI Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras do Rio Grande do Sul, promovido pela Federação de Bandas do Rio Grande do Sul (FEBARGS). Segundo o maestro da agremiação, Vágner Masera, a banda participou da categoria Marcial Sênior e o mais interessante, segundo ele, foi que os jurados eram de fora do Estado e experientes no julgamento de competições nacionais. 

O maestro falou ainda da importância e do reconhecimento em vencer esta competição. “Foi maravilhoso, porque foi o terceiro ano seguido. Assim conquistamos o Troféu de Banda de Ouro do Rio Grande do Sul. Ainda ganhamos pelo terceiro ano consecutivo os troféus de Naipe Destaque para eufônios e primeiro lugar para o pelotão de bandeiras”, finaliza Masera.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário