sexta-feira, 24 de agosto de 2018

Pablito Aguiar encerra programação de seminário promovido na Escola Cléo dos Santos

Foto: Guilherme Wunder
O artista alvoradense Pablito Aguiar esteve na tarde de sexta-feira, 17/08, na Escola Cléo dos Santos, no Bairro São Pedro. O objetivo da visita era ser o responsável pelo encerramento do “Seminário Adolescer para a Vida – Informação, Cultura e Arte”, promovido pela instituição de ensino nas últimas duas semanas. 

Aguiar é conhecido pelo seu trabalho “Alvorada em Quadrinhos”, publicado nas páginas do Jornal A Semana e no livro, lançado em dezembro pela Secretaria de Educação (SMED) e distribuído para todas as escolas da rede municipal de ensino. Durante sua visita, o artista conversou com os alunos do quarto e quinto ano sobre o que tinham achado da obra e explicou o processo sobre como foi contar as histórias. 

O alvoradense contou um pouco também sobre como esse projeto mudou sua vida e a perspectiva que tem com a cidade. “Depois deste projeto eu comecei a ver de forma positiva o lugar em que vivo. Se me perguntassem quais palavras eu definiria o lugar onde eu moro seria um lugar de perseverança, pois eu acredito na Alvorada; o trabalho, porque eu trabalho para que isso mude e tenho esperança disso”, conclui o artista. 

Após a palestra, Aguiar conversou com os alunos e professores sobre dúvidas de cada uma das histórias contadas na publicação. Além disso, o artista confirmou que deve iniciar no ano que vem as produções para um segundo livro, que encerraria o ciclo começado no primeiro “Alvorada em Quadrinhos”. 

Seminário 

A Escola Cléo dos Santos promoveu entre os dias três e 17 de agosto o “Seminário Adolescer para a Vida – Informação, Cultura e Arte”. A equipe pedagógica e diretiva organizou o evento após perceber a necessidade de mais informações sobre várias questões que envolvem os adolescentes. Essa identificação veio através de relatos diários de pais e alunos da escola. 

O seminário teve o objetivo de conscientizar os alunos em relação à prevenção do uso das drogas, enfatizando suas causas e consequências, também debater sobre outros temas de extrema importância desta faixa etária como, por exemplo: a depressão, automutilação, suicídio, bulliyng, direitos e deveres do adolescente, gravidez e álcool na adolescência, sexualidade etc. 

Alvorada em Quadrinhos 

Pablo Aguiar tem 27 anos e desenvolveu a seção “Memória em Quadrinhos”, que foi veiculada no Jornal A Semana desde fevereiro de 2016 até março de 2017. Ao todo, foram 27 histórias de personagens anônimos do município contadas através dos desenhos de Aguiar. Ele já cursou design e é formado em comunicação digital pela Unisinos e artes visuais pela Universidad Del Pais Vasco, na Espanha. 

O artista sempre ressaltou que o projeto era fazer um livro com todas as histórias que foram desenhadas. Segundo ele, como os quadrinhos agradam todas as gerações, ele tinha essa vontade. E esse projeto virou realidade e foi lançado, numa parceria com a SMED, que disponibilizou a obra “Alvorada em Quadrinhos” em todas as escolas municipais. 

O lançamento do livro “Alvorada em Quadrinhos” aconteceu em dezembro do ano passado. No evento estavam algumas das personalidades que foram entrevistadas durante o projeto. Todos os participantes receberam de presente um exemplar da obra. Ao todo são 23 personalidades do município que foram entrevistadas durante o período em que o projeto foi desenvolvido.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário