sexta-feira, 9 de novembro de 2018

13ª Mutação será realizada neste domingo, durante programação da Feira do Livro de Porto Alegre

O coletivo Quadrante Sul Comics volta para a Feira do Livro de Porto Alegre para mais uma edição do Mutação. O evento, que está em sua 13ª edição, será realizado no domingo, 11/11, nas dependências da 64ª Feira do Livro da capital gaúcha e contará com convidados como Émerson Vasconcelos (criador da Comic Con RS) e Edgar Franco (pesquisador acadêmico dos quadrinhos). 

Foto: Divulgação
A reportagem conversou com o professor Denílson Reis, que é fundador do Quadrante Sul Comics e um dos organizadores do Mutação. Segundo o alvoradense, uma das principais diferenças entre a edição de 2017 para 2018 é a redução do apoio financeiro. Por causa disso o evento terá um dia apenas – até o ano passado era o final de semana inteiro. 

Contudo, por mais que o evento passe por dificuldades nesta edição, o organizador afirma que os leitores se surpreenderão com as palestras planejadas, principalmente os leitores tradicionais do quadrinho impresso. “Para a nova geração, teremos muitas informações relacionando os quadrinhos com as novas tecnologias, o que acredito vai atrair bastante à nova geração de leitores”, confessa Reis. 

Questionado sobre a importância de uma Feira do Livro receber quadrinhos, o alvoradense afirma que essa é uma luta do coletivo há anos. “Estar coordenando o Mutação ao longo deste tempo é fazer esta luta. Muitas crianças aprendem a ler com os gibis. Hoje eles fazem parte do material didático oficial nas escolas. Sem falar no desenvolvimento da parte criativa dos jovens”, conclui o organizador. 

Convidados 

Estarão expondo seus trabalhos durante a programação os artistas Denílson Reis, Paulo Ricardo Kobielski, Adão de Lima Jr Artes, Paulo Corrales, Edgar Franco, Danielle Barros, Sandro Andrade, Fabio Da Silva Barbosa, Solano Gualda, Guilherme Miorando, Fabio Neves Martins, Paulo Daniel, Rogério de Souza, Lucas SB Art 10, Márcio Rampi, Anderson Andf, Jorge Luís, Patrícia Maciell, Nathalia Lourenci, Felipe Xavier, Carlos Felipe, Alexandre Lucchese, Felipe Constant e ChampagnatHQ. 

Serviço 

O 13º Mutação acontece neste domingo, 11 de novembro, nas dependências da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. As atividades tem início às 14h e devem seguir até às 20h. A entrada é franca. Para mais informações acesse a página oficial do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/2189941401286980/

Programação 
  • 14h – Abertura com HOMENAGENS E MOSTRA DE PUBLICAÇÕES INDEPENDENTES; 
  • 14h30 – Palestra "Quadrinhos Expandidos: Das HQtrônicas aos Plugins de Neocortex" com Edgar Franco; 
  • 16h – Palestra “50 Anos de Planeta dos Macacos” com Gilson Cunha; 
  • 17h – Palestra “HQ Digital, uma solução em meio à crise editorial?” com Emerson Vasconcelos; 
  • 18h – Debate “Quadrinhos no Cinema – 10 Anos da Marvel Studios” com Liga Comics; 
  • 19h30 – Exibição do filme Fanzine – Tchê 30 Anos de Resistência e bate-papo com Alex Racor (produtor do filme) e Adão Júnior (produtor do fanzine especial); 
  • 20h – Encerramento.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário