sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Lutadores de Muay Thai representarão o município nos Jogos Pan-Americanos de 2019, no Peru

Cassiano Fetzer, Giovana Maier e Franciele Lima são lutadores de Muay Thai nascidos e criados no município de Alvorada. Os dois últimos são treinador por Fetzer, que tem um centro de treinamentos em Porto Alegre. Contudo, o destaque não é o local onde eles estão, mas sim para onde devem ir: a equipe disputará o Pan-Americano de Muay Thai, que acontece em 2019, no Peru. 

Fetzer tem 36 anos, Giovana tem 16 e Franciele 21. Ambos participaram de todas as classificatórias para chegar à competição de 2019. Somente este ano eles disputaram o estadual, Sul Brasileiro e Sul-Americano. No caso de Franciele o título veio nas três competições, mas a equipe teve cinco atletas vencendo o estadual, um no sul brasileiro e três no sul-americano. 

Foto: Guilherme Wunder
Além disso, a equipe treinada por Fetzer já é conhecida dentro do cenário do Muay Thai, já tendo conquistado títulos como o Campeonato Gaúcho, Sul-Americano, Sul Brasileiro, Evento CWC, Explosão Fight, Special Fight, Ultimate Fight UFP, 6 Klin Combat e Extreme Fight. A equipe também venceu o troféu de 3ª melhor equipe no Sul-Americano do Uruguai, onde representou Alvorada. 

A reportagem conversou com o treinador Fetzer, que falou sobre o sentimento de estar classificado para a disputa de mais uma competição internacional. “A palavra é ‘realizado’ porque no começo era só dar aula e depois que foi ficando sério. Começamos a participar e o resultado foi vindo. Só tenho agradecer por tudo baixar a cabeça e trabalhar cada vez mais para que os resultados venham”, confessa o atleta. 

Segundo ele, a paixão pelo esporte veio desde pequeno, muito graças ao tio que gostava de boxe e acompanha as competições. Desde então, o lutador já praticou tae-kwon-do e muay thai. “No começo eu só queria competir, mas com o passar do tempo comecei a pegar gosto em ensinar o que aprendia aos meus colegas. Foi ai que veio o incentivo do meu mestre para que eu começasse a dar aula”, relata Fetzer. 

O atleta conta que o esporte ensina valores importantes, como disciplina e hierarquia, além de tirar as crianças das ruas e apresentar um objetivo para a vida delas. Consequentemente a isso vem o reconhecimento do esporte. Conforme Fetzer explica, a sua vida sempre girou em torno do esporte e tudo que ele conquistou hoje foi graças ao Muay Thai, seja profissional como também pessoal. 

Sobre o lado profissional e a expectativa para a disputa da competição de 2019, o lutador destaca que sonha com o título e confia em todos os atletas para isso. “Que todos voltem com o titulo para o Brasil. Estamos treinando forte e, no que depender de nós, esses títulos virão para Alvorada. O que nos empaca são os patrocínios, que são difíceis de conseguir e temos que investir do nosso bolso”, salienta Fetzer. 

Questionado sobre seus objetivos para o futuro no esporte, o alvoradense conta que conquistou o primeiro sonho que e agora trabalha para os próximos que precisam ser conquistados. “Um deles eu já consegui, que era ter o meu espaço. O outro é ter um projeto social para crianças carentes. Quanto aos meus atletas, sonho ver eles no topo. Se Deus quiser, quem sabe, em eventos conhecidos”, conclui o treinador.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário