quinta-feira, 10 de março de 2016

Os posts mais vistos de 2015

Após um período longo de férias para recarregar as baterias e se preparar para mais uma temporada do Blog do Wunder nós estamos de volta. Nesse mês de recesso foi possível pensar em novas colunas que devem começar a ser testadas em 2016, para que assim seja possível diversificar um pouco mais o conteúdo, sem deixar de lado as entrevistas exclusivas, que viraram a marca registrada do nosso site. E, para começar esse ano, nada melhor (e mais clichê) do que uma retrospectiva das dez matérias mais acessadas no último ano. Espero que gostem desse conteúdo. Confiram:

1° - O boom da literatura fantástica no Brasil (agosto)

Foto: Matt Sayles
Nos últimos anos a literatura fantástica se popularizou no Brasil, devido ao sucesso estrondoso de filmes como os das franquias de 'Harry Potter', 'Senhor dos Anéis', 'As Crônicas de Nárnia' e, mais recentemente, 'Hobbit'. Após assistirem os filmes, o público acaba, na maioria das vezes, comprando o livro para se aprofundar e conhecer mais sobre a história. (Leia matéria completa aqui).

2° - Jambô, uma empresa de RPG familiar e pop (novembro)

Entre loja, salão de jogos, cafeteria e editora, a empresa Jambô busca proporcionar ao seu público uma experiência única em cada visita. Foto: Guilherme Wunder
Para quem mora em Porto Alegre e passa pela rua Sarmento Leite, no centro da capital, fica difícil não avistar a loja Nerdz, que chama a atenção de quem passa pela sua arquitetura, que lembra os castelos medievais, e também pelo movimento constante do estabelecimento. E foi buscando conhecer um pouco do encanto que a Nerdz tem que fui até lá, para conhecer a empresa Jambô, conhecida pela linha de RPG Tormenta. (Leia matéria completa aqui).

3° - Conheça o escritor paulista Roberto de Sousa Causo (agosto)

Foto: Divulgação
Ele esteve presente no Rio Grande do Sul para realizar a palestra de abertura oficial da IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, que aconteceu entre os dias 10, 11 e 12 de abril, no Centro Cultural Érico Veríssimo. Estamos falando do escritor e editor de livros de fantasia Roberto de Sousa Causo. (Leia matéria completa aqui).

4° - Cesar Alcázar adapta contos do ‘Cão Negro’ para os quadrinhos (junho)

Foto: Divulgação
O escritor, roteirista e tradutor gaúcho, Cesar Alcázar; acompanhado do ilustrador porto-alegrense Fred Rubim; estão trabalhando juntos em um novo projeto. Quem nos contou tudo sobre essa ideia da dupla foi Alcázar, durante a programação da IV Odisseia de Literatura Fantástica de Porto Alegre, que aconteceu no mês de abril. (Leia matéria completa aqui).

5° - Gabriel Arrais fala sobre seu mais recente trabalho: Necromorfus (fevereiro)

Foto: Divulgação
O roteirista Gabriel Arrais lançou no final de 2014 a HQ ‘Necromorfus’, que conta a história de Douglas, um adolescente com algumas características incomuns. Ele não envelhece e está preso para sempre na idade de 16 anos. E ele pode se transformar em qualquer pessoa que já morreu, tocando em qualquer resto mortal. Com desenho de Magenta King, o quadrinho saiu pela RQT Comics em setembro. Em uma conversa com o criador da história, Arrais falou tudo sobre o projeto. (Leia matéria completa aqui).

6° - Na boleia com Nei Lisboa (julho)

Foto: Marian Starosta
Desde 1979 trabalhando no mercado fonográfico gaúcho e com a visão do que evoluiu, ou não, do cenário musical aqui do Rio Grande do Sul. Esse é o músico, cantor, compositor e escritor Nei Lisboa, 56 anos, que tem mais de dez álbuns lançados e que é conhecido em todo o país. (Leia matéria completa aqui).

7° - "Quero abrir caminhos para trabalhos que não conseguem conquistar seu espaço na grande mídia" (maio)

Foto: Rafael Roncato
Esse é o nosso entrevistado da semana. Com 35 anos de idade, Rafael Coutinho é um artista multitarefas, afinal é quadrinista, roteirista, artista plástico e dono da Narval Comix. O paulista, formado em artes plásticas pela UNESP, em 2004, já tem mais de sete trabalhos publicados em sua carreira, sendo que o primeiro foi ainda pela extinta Editora Desiderata. (Leia matéria completa aqui).

8° - Na boleia com a Stereosound (janeiro)

Foto: Diego Lopes/ Divulgação
A Stereosound é uma banda que mistura diversos gêneros musicais em suas canções, como o rock e o reggae. Essa galera já estava na estrada desde 2007, mas ganhou reconhecimento nacional em 2010, quando venceram o prêmio Empurrão Nova Schin, onde concorreram com mais de 400 grupos. (Leia matéria completa aqui).

9° - Conheça o premiado cartunista gaúcho Rafael Corrêa (setembro)

Foto: Guilherme Wunder
Nascido em 1976, na cidade de Rosário do Sul, no interior do estado, Rafael Corrêa é formado em publicidade e propaganda mas exerce a profissão de cartunista. Além disso, o ilustrador também trabalha em um estúdio com outros três quadrinistas de Porto Alegre. (Leia matéria completa aqui).

10° - Conheça o criador dos 'Quadrinhos Ácidos', Pedro Leite (maio)

Foto: Divulgação
O ilustrador, publicitário e cartunista Pedro Leite é um cara bem humorado que se considera "um dos maiores desenhistas do Brasil, chegando a quase dois metros de altura". O gaúcho foi um dos convidados da 4ª Multiverso Comic Con, que aconteceu no mês de agosto, em Porto Alegre. Durante o evento, Pedro Leite participou do painel 'O boom das tiras na web' e de uma sessão de autógrafos. (Leia matéria completa aqui).

Bom gente, acho que é isso. Espero que esse post tenha sido interessante e peço para todos que comentem o que acharam desse material e se gostaram da ideia de criarmos novas colunas por aqui. Tem mais alguma sugestão? Também deixe nos comentários.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário