sexta-feira, 23 de março de 2018

Carlinhos Weiss vence categoria Pop-Rock do Prêmio Açorianos de Música 2017

Foto: Divulgação
Aconteceu nesta terça-feira, 20/03, às 20h, a cerimônia de premiação e entrega de troféus do Prêmio Açorianos de Música. O evento foi realizado no Teatro Renascença, no Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues, integrando as comemorações da Semana de Porto Alegre. Contudo, a cidade de Alvorada também pôde celebrar, pois um artista do município foi reconhecido e venceu um dos prêmios do concurso. 

O músico Carlinhos Weiss, morador do Bairro Piratini, venceu na categoria Pop-Rock, como melhor instrumentista. Para o alvoradense, o sentimento em vencer esse prêmio é único. “Foi uma honraria, porque esse é um premio diferenciado. Ele não tem votação popular e sim por produtores, artistas e críticos de música. Essa é uma consagração do meu trabalho como músico. Esse foi o primeiro CD solo e eu pude sentir essa emoção de um adolescente de novo”, justifica Weiss. 

O álbum 

Com dez músicas autorais, sendo nove cantadas e um tema instrumental, Viola Pop Rock tem letras assinadas por Carlinhos Weiss e Mário Hunter, sendo que oito canções trazem o amor como tema. Segundo o músico, o CD é uma mistura sonora das vivências musicais de toda sua carreira. “Quando a música é feita com alma, transcende os estilos musicais”, explica o cantor. 

A primeira faixa ‘Essa Moda Rock’ descreve em versos de forma fictícia essa proposta de misturar o som da viola caipira com o rock. Participaram da gravação da música o violeiro Ricardo Vignini e a violeira mineira Nayra Days. Já a canção ‘Um Caipira na Cidade’ é uma homenagem de Carlinhos às pessoas que deixaram o campo e vieram morar na cidade. No tema instrumental ‘Meia Polegada – O Rock do Vô Nino’, Carlinhos homenageia seu pai Nino Alves, que lhe ensinou a tocar viola caipira. 

O CD foi gravado com duas violas em afinações diferentes, acordeom, baixo e bateria. O time que gravou o álbum é composto pelos acordeonistas Luciano Maia, Luizinho Corrêa, Lincon Ramos e Luciano Camargo. A groove ficou por conta de Cesar Moraes no baixo e Luciano Freitas na bateria. Carlos Dallastra fez a segunda viola caipira e o guitarrista Rafael Brasil a viola Slider. O time de backings vocal foi composto por dois integrantes do Vocal 5, Eduardo e Karine Rodrigues, enquanto Cláudia Dalpias foi soprano lírico e Alemão Pedro na segunda voz.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário