quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Qual é o futuro da DC Comics nos cinemas?

Após o sucesso do filme dos Vingadores, que arrecadou, somente nos Estados Unidos, US$ 538 milhões, a DC Comics, maior concorrente da Marvel, corre contra o tempo para fazer o filme da Liga da Justiça. Mesmo com os sucessos do Batman e do Homem de Aço, a DC não conseguiu bater a Marvel nas bilheterias e a grande aposta da DC/Warner é fazer o "Batman X Superman", que deve estrear em julho de 2015. O jornalista Émerson Vasconcelos, organizador do 3° Anima Heroes, que aconteceu em dezembro em Porto Alegre, avalia o que a DC Comics pode fazer para superar a franquia dos Vingadores:

- O principal é não fazer algo ruim. Tenho lido informações sobre o filme (Batman X Superman) e estou com medo, porque vai ter a Mulher-Maravilha, o Flash, o sobrinho do Batman, vai ter todo mundo... Parece que eles estão enfiando tudo dentro do filme para dar uma base para a Liga da Justiça na marra. Não acho que tenha que ser igual a Marvel, que tenha que fazer um filme para cada um, mas, por exemplo, o Superman do Zack Snyder merecia mais um filme, eu ainda não conheço aquele Clark Kent, eu não sei quem é aquele cara, como que ele bota um óculos e vira repórter, não faz sentido. O entorno do personagem não foi desenvolvido e não vai ser, a gente vai ver um próximo filme com um bando de personagens rasos, que é o que me preocupa. Eu tenho medo que a DC, que parecia estar dando um passo muito promissor, dê um segundo passo atrapalhado, podendo ferrar com três franquias, porque essa moça que vai interpretar a Mulher-Maravilha é muito bonita, mas tem um metro e setenta, e isso não tem muito haver com o imaginário dos fãs. Com a quantidade de gente que aparece a cada notícia sobre o filme eu não duvido que eles mudem o nome para Liga da Justiça no meio do caminho.

Foto: Divulgação
Émerson também fala se um possível filme da Liga da Justiça superaria a franquia dos Vingadores: "Na minha opinião qualquer filme que fizerem vai fazer frente com os Vingadores, porque eles lutam contra uma minhoca de metal que veio do espaço. O Tony Stark poderia ter tido uma morte gloriosa no final, mas aparece o Hulk, e ele berra e o cara corre. Eu não consigo levar esse filme a sério, então se a DC fizer um filme da Liga que se leve a sério, já bateu os Vingadores. Não quero nem ver os números de bilheteria. Claro que pensando como produto eu acho que o filme da Liga da Justiça tem mais chances, porque ninguém conhecia os Vingadores e foi esse sucesso comercial."

Com o sucesso da série de TV do Arrow, além dos anúncios das produções de uma série do comissário Gordon, Flash e Homem-Hora começam a surgir rumores de que a DC/Warner estaria planejando unir os universos da televisão com o cinema. O jornalista e editor do blog Papo de Quadrinho, Társis Salvatore, não acredita que irá haver esse tipo de integração que a Marvel está fazendo com a série Agents of SHIELD. Para a Warner/DC os seriados e as animações são testes de popularidade, não serão um teste para criar essas conexões entre si, como fez a Marvel.

Foto: Divulgação
Sobre o futuro da DC nas telas, Salvatore projeta uma intensificação tanto no cinema quanto na televisão. "A Warner/DC sempre trabalhou muito bem no campo dos desenhos animados. Como a Marvel progrediu nesse campo graças ao expertise da Disney, a tendência é que eles intensifiquem os projetos, o que deve dar espaço para personagens não tão famosos, de segundo escalão." Para Vasconcelos o cinema vai continuar dando certo e cada vez mais dinheiro e, na TV o jornalista acredita que irá rolar alguns cancelamentos. "Eu não sei como o Homem Hora pode ser interessante; acho que a FOX lançar uma série de Gotham é muito legal, mas como é da FOX não vai ser possível fazer uma ligação com o cinema. E essa série de Gotham é aquela velha desculpa de "Vamos inventar um seriado do Batman, sem o Batman", porque alguém aprova isso."

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário