quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Conheça o criador das tiras "Um Sábado Qualquer"

Foto: Divulgação
Carlos Ruas é desenhista e quadrinista, conhecido por ser o criador das tiras "Um Sábado Qualquer" e pelos vídeos "Quer que eu desenhe?". O desenhista, que foi uma das atrações do 3° Anima Heroes, que aconteceu nos dias 07 e 08 de dezembro, em Porto Alegre, conta como começaram as tiras: "As tiras começaram quando eu resolvi brincar com religião, que é um tabu, brincar com Deus e humor, e eu quis brincar com isso, e ver o limite das pessoas com questão à religião. Eu tento não ser ofensivo, não apontar dedos e levantar bandeiras, eu gosto de ser o juiz do jogo de futebol, gosto de apitar o jogo e não tomar um lado ou outro. Isso fez até com que os católicos e evangélicos acessassem o meu blog. Eu sempre quis fazer quadrinhos e resolvi tentar e, felizmente, deu certo, fazendo com que eu realize esse sonho aos 23 anos e, hoje em dia, eu vivo disso." 

O quadrinista fala que, apesar de suas tiras falarem de religião, foi uma minoria que criticou o seu trabalho por isso e que a grande maioria entendeu o seu trabalho: "No inicio eu não sabia se iria ser aceito, porque é um tema complicado, mas os religiosos entenderam. Eu não estou aqui para ofender, mas sim para debater, é diferente. Não é porque você faz humor com algo, que você esta desrespeitando esse algo, esse não é o pensamento correto. Muitas pessoas entenderam o meu trabalho, mas existe uma minoria mais radical que não aceita nem que se brinque com Deus, mas como se trata de minoria, eu creio que estou no caminho certo."

Foto: Divulgação
Além do site onde as tiras são publicadas, chamado "Um Sábado Qualquer", que tem 40 mil acessos diários e do facebook, que tem mais de um milhão e quinhentas mil curtidas, o quadrinista também tem o sua série no youtube chamada "Quer que eu desenhe?", que já tem mais de 100 mil visualizações, e deve voltar à ativa em 2014 (teve seu último episódio em agosto de 2012) já que Carlos conseguiu patrocínio para produzi-la: "Eu estou gostando muito do canal, principalmente agora que eu consegui patrocínio para ele. Tenho facilidade de criar humor e faço desenho, além de também saber fazer animação, então eu pensei em fazer algo didático, porque eu via muitas coisas fáceis de se explicar que muitas pessoas não entendiam, como, por exemplo, seleção natural, e eu quis mostrar que não é difícil aprender essas coisas. A série "Quer que eu desenhe?", veio com essa intenção, e deu certo, as pessoas gostaram muito dessa série e eu quis dar continuidade à ela. Eu ainda tenho muitas pretensões com ela e sinto um prazer enorme e produzi-la."

Para 2014, Carlos Ruas está cheio de projetos que vão desde uma festa de aniversário do site até um jogo de cartas: "Eu tenho três grandes projetos para lançar, o primeiro é a festa de comemoração dos cinco anos do blog, que vai acontecer lá no Rio de Janeiro e que vai ocorrer no dia 04 de janeiro. Outro projeto grande é um jogo de carta com diversos baralhos, como cristão, nórdico e grego; que será o confronto dos deuses, esse é um projeto que eu estou investindo muito, que o processo é lento, com muita coisa pra desenhar e pra fazer roteiro mas vai sair. O terceiro projeto é lançar mais dois livros para 2014, um deles será a continuação das minhas tiras, seguindo os dois livros anteriores e quero fazer todo o êxodo bíblico em quadrinho." Além disso, Ruas também diz que, um dia ele ainda terá o seu canal de humor no youtube, já que esse sempre foi o seu objetivo e que isso só não foi posto em prática ainda porque exige produção, recurso e dinheiro, mas que, mesmo assim, ele pretende ter o seu estúdio e o seu canal de humor.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário