quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Conheça o quadrinista Daniel HDR

Daniel HDR é um desenhista e quadrinista gaúcho, que trabalha para o mercado americano e é professor de desenho e idealizador da Dinamo Studio, em Porto Alegre e em Novo Hamburgo. HDR se define como um cara que procura viver em um país que aos poucos começa a dar valor para o que faz e procura viver justamente disso, "aqui no Brasil é difícil se viver de quadrinhos, e eu tenho tido essa, nem diria batalha, essa teimosia já há bastante tempo, então eu me definiria como uma pessoa teimosa."

Foto: Divulgação
O desenhista conta que sempre gostou de quadrinhos, mas nunca teve o desejo de trabalhar com desenhando. Ele diz que seu pai sempre trazia pra ele histórias em quadrinhos, e que toda a família gostava de ler e colecionar esse material, e que esse convívio com pessoas que gostavam de quadrinhos existiu desde sempre na vida dele. "Só que com a morte do meu pai, acabei me interessando mais em aprender a desenhar. Quando eu via os quadrinhos de super-heróis eu ficava querendo criar os meus e tinha aquela ambição de guri de criar meus personagens e publicar eles."

O quadrinista que já foi responsável por diversos personagens da franquia DC, como Legião dos Super-Heróis, Mulher Maravilha e R.E.B.E.L.S, além de trabalhos em outras editoras, como Marvel e Dark Horse, conta sobre o convite para ir trabalhar no mercado norte americano: " Acontecia na época um serviço de agenciamento, que chegou até mim por uma amizade dos fanzines, Deodato que diminui bastante a produção dele para fanzines, mas eu mantive meu contato. E ele comentando comigo e com um amigo, que estavam procurando uns desenhistas para trabalhar lá fora, e pediu para que me candidatasse, pois achava que eu tinha um trabalho de nível profissional. Eu desenvolvi amostras de páginas e mandei para a Art Comics, só que as minhas páginas iam contra as influências que o mercado estava querendo nessa época, que tinha esse aspecto visual muito forte de super-herói, a estética da Image Comics. E ai eu procurei fazer umas novas amostras, seguindo um pouco essa tendência estética e, comecei a pegar mais trabalhos nessa linha, que no início de carreira foi no Michael Deodato Studio."

Foto: Divulgação
Hoje Daniel é o responsável pelo quadrinho digital "Smallville Season Eleven", da DC. Essa história é um especial que inseriu personagens mágicos como Constantine e Zatanna na série, "É muito divertido trabalhar com o Constantine sem ele parecer o Keanu Reeves. E desenhar mulheres com meia arrastão, sempre é divertido (risos)." Além disso o quadrinista está produzindo uma graphic novel em parceria com o escritor Leonel Caldela, chamado "Batismo de Gelo", que se ambienta dentro do mundo criado pelo escritor na trilogia da Tormenta e ainda não tem previsão de lançamento.

Para o futuro o desenhista pretende concluir esses projetos que estão em andamento, prosseguir dando aula e tocar outros projetos pessoais. "Quero continuar fazendo o que eu gosto. Se você pega a motivação, você entra numa roda viva e pega essa mecânica, no automático. Essa é uma linha que o autor, que trabalha com algo que ele gosta, ele precisa sempre se lembrar o que trouxe ele até aquele momento, e isso é o fundamental."

Guilherme Wunder

5 comentários:

  1. Seus textos são ótimos, Gui!
    Tenho certeza de que logo o seu blog terá mais reconhecimento. É uma pena que muitas pessoas não se interessam por ler textos culturais. A cada matéria sua aprendo algo que posso levar na minha bagagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, valeu mesmo Ben!
      Infelizmente existe pouco espaço e reconhecimento para a cultura do nosso país, mas estamos na luta.
      Valeu pelos elogios
      Abraços!

      Excluir
  2. ótima matéria parabéns cara! mas podia ter posto mais fotos dos desenhos do cara pois ñ conheço o trabalho dele, e olha que sou leitor de quadrinhos há mais dr ttinta anos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Márcio!
      E valeu pela dica, vou colocar mais imagens ou alguns links dos próximos quadrinistas que terão sua matéria publicada por aqui (o que deve acontecer muito em breve).
      Abraços

      Excluir
  3. Parabéns pelo post.

    Arthur Claro
    http://www.arthur-claro.blogspot.com

    ResponderExcluir