quarta-feira, 18 de novembro de 2015

“Nossa mercadoria é a música e o nosso escambo é com o público”

Se você procurar no dicionário a palavra escambo saberá que ela significa a troca de mercadorias ou serviços sem o uso de dinheiro para isso. E é com a premissa da troca que nasceu a banda Scambo. Só que, em vez de produtos, a troca é de experiência, estilo e sonoridade. Pelo menos essa é a premissa que o grupo baiano tem para conquistar o seu espaço no cenário fonográfico brasileiro.

Foto: Divulgação
A banda foi idealizada no fim dos anos 90, pelos amigos Alexandre Tosto, Walter Abreu, Edu Chapéu, Graco Vieira e Junior Martins; e desde então diversos músicos passaram pelo grupo e as formações mudaram algumas vezes. Mas, para quem acha que tudo foi muito bom e que a história da banda sempre foi bela, não sabem que os baianos encerraram a Scambo em 2007 e só voltam a se reencontrar em 2011.

Guitarrista da banda desde a primeira formação, Graco Vieira conta que apesar desses percalços o aprendizado nesses quinze anos é muito grande para a carreira de uma banda: “A banda já é rodada e, quando tudo começou, nós éramos muito jovens e sentimos as dificuldades de se viver em grupo. Acho que essa é uma dificuldade que todas as bandas têm e que todo trabalho em grupo deve ter também.”

Foto: Heder Novaes
Além do guitarrista, a banda também conta com Pedro Pondé (voz) e Alexandre Tosto (guitarra). Desde o início da carreira já foram lançados quatro discos e a consolidação desses projetos veio em 2015, quando o grupo entrou no reality show 'Superstar'. Para Graco essa experiência nunca foi imaginada pelos músicos, até por não fazer parte do universo que eles estavam acostumados:

– Podemos dizer que tudo foi muito bom, desde o contato com outras bandas até o reconhecimento em rede nacional. Tudo foi incrível. Nós nunca pensamos que íamos ganhar, até porque a gente não tem muito esse perfil comercial que ganha o programa. Esse programa nos fez ser reconhecido em todo o Brasil, tanto é que vamos começar a fazer shows agora no resto do país.

Foto: Isabella Pinheiro/Gshow
Atualmente a banda está trabalhando nos seus novos projetos, que devem sair do papel ainda nesse ano: “A gente está com a nossa agenda de shows bem cheia, com parcerias com a Supercombo e com os Dois Africanos, que são bandas que a gente se aproximou e que ficaram nossos parceiros. Mas também queremos entrar em estúdio e preparar um novo trabalho, afinal, o nosso último disco é de 2012. Nós já estamos trabalhando nas composições do novo trabalho e pretendemos lançá-lo até o fim do ano.”

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário