Sidney Gusman com o primeiro lançamento do projeto. Foto: Adalton Silva |
Atualmente um dos maiores fenômenos dos quadrinhos no Brasil continua sendo as histórias da Turma da Mônica. Mas, para quem pensa que são os clássicos gibis, estão enganados. Não é que os formatinhos das criações de Maurício de Sousa estão caindo nas vendas, mas sim que têm um projeto da marca que vêm conquistando cada vez mais fãs: são as graphics novels MSP.
O projeto, que já têm onze quadrinhos lançados, ousa em convidar quadrinistas brasileiros para desenhar e roteirizar novas histórias da Turma da Mônica, Astronauta, Chico Bento e etc. No mês de novembro, durante a FIQ, foi lançado mais uma HQ, dessa vez do Louco. Além disso, o público pode conhecer também quais serão os quatro lançamentos de 2016: Papa Capim, Astronauta III, Bidu 2 e Mônica.
Os teasers dos projetos já lançados e os quatro próximos quadrinhos, que devem sair em 2016. Foto: Divulgação |
Esses anúncios foram feitos em novembro, mas nós, do Blog do Wunder, conversamos com Sidney Gusman, editor-chefe da Maurício de Sousa Produções e idealizador do projeto que se tornou referência no que se diz respeito a quadrinhos brasileiros. Para quem não conhece o nosso entrevistado da semana, vale ressaltar que Sidney é também o fundador do Universo HQ e conhecido por ter escrito sobre quadrinhos em grandes veículos, como Estadão e Folha de São Paulo.
O bate-papo aconteceu em agosto, durante a Comic Con RS, aonde Sidney foi um dos convidados e homenageados do evento. Durante a programação, o jornalista participou de painéis dedicados as graphic MSP e também nas homenagens, ganhando a medalha Renato Canini. O evento foi realizado no campus de Canoas da Ulbra.
Medalha Renato Canini foi entregue no segundo dia do evento. Foto: Cristiano Correa |
Não é pouca coisa o currículo do homem não hein? Pois é, como vocês podem ver Sidney é fera e, em 2006, quando começou a trabalhar com o Mauricio de Sousa, virou referência no mundo dos quadrinhos por editar todas as publicações da marca Turma da Mônica. Mas, acho que é bom que ele mesmo conte como esse convite aconteceu, afinal, ele também se surpreendeu com o convite tanto como eu com o momento.
“Em 2005 eu passei o ano inteiro entrevistando o Mauricio para um livro que eu escrevi e que foi publicado pela Globo. E durante uma sessão de autógrafos de lançamento desse livro, um fã perguntou para ele quando a gente ia trabalhar junto e ele respondeu que nós ainda íamos fazer muitas coisas juntos. Eu até me assustei na hora, porque ele nunca tinha me dito isso”, relata Sidney.
A entrevista, realizada em agosto, foi registrada pelos fotógrafos do evento. Foto: Cristiano Correa |
Depois disso tudo é história. Até o surgimento das graphic MSP. Segundo Sidney, a ideia surgiu no projeto de comemoração dos 50 anos do Mauricio. “Em 2011, enquanto conversávamos, expliquei para ele a ideia de seguir e criar as graphic novels. Na época ele ficou meio ressabiado, mas expliquei que eu escolheria os personagens e os autores e editaria com todo o cuidado cada uma das HQs que saísse”, confessa o jornalista.
Sidney concluiu essa conversa contando o único pedido feito pelo Maurício: “cuide dos meus filhos como se fossem os teus” disse o criador. Agora, depois dos anúncios do FIQ e do que já vimos ao longo dos anos, podemos dizer para o Mauricio que sim, o Sidney está cuidando muito bem dos filhos dele.
Guilherme Wunder
Nenhum comentário:
Postar um comentário