quarta-feira, 24 de agosto de 2016

O homem por trás da Graphic MSP

Sidney Gusman com o primeiro lançamento do projeto. Foto: Adalton Silva
Atualmente um dos maiores fenômenos dos quadrinhos no Brasil continua sendo as histórias da Turma da Mônica. Mas, para quem pensa que são os clássicos gibis, estão enganados. Não é que os formatinhos das criações de Maurício de Sousa estão caindo nas vendas, mas sim que têm um projeto da marca que vêm conquistando cada vez mais fãs: são as graphics novels MSP.

O projeto, que já têm onze quadrinhos lançados, ousa em convidar quadrinistas brasileiros para desenhar e roteirizar novas histórias da Turma da Mônica, Astronauta, Chico Bento e etc. No mês de novembro, durante a FIQ, foi lançado mais uma HQ, dessa vez do Louco. Além disso, o público pode conhecer também quais serão os quatro lançamentos de 2016: Papa Capim, Astronauta III, Bidu 2 e Mônica.

Os teasers dos projetos já lançados e os quatro próximos quadrinhos, que devem sair em 2016. Foto: Divulgação

Esses anúncios foram feitos em novembro, mas nós, do Blog do Wunder, conversamos com Sidney Gusman, editor-chefe da Maurício de Sousa Produções e idealizador do projeto que se tornou referência no que se diz respeito a quadrinhos brasileiros. Para quem não conhece o nosso entrevistado da semana, vale ressaltar que Sidney é também o fundador do Universo HQ e conhecido por ter escrito sobre quadrinhos em grandes veículos, como Estadão e Folha de São Paulo.

O bate-papo aconteceu em agosto, durante a Comic Con RS, aonde Sidney foi um dos convidados e homenageados do evento. Durante a programação, o jornalista participou de painéis dedicados as graphic MSP e também nas homenagens, ganhando a medalha Renato Canini. O evento foi realizado no campus de Canoas da Ulbra.

Medalha Renato Canini foi entregue no segundo dia do evento. Foto: Cristiano Correa
Não é pouca coisa o currículo do homem não hein? Pois é, como vocês podem ver Sidney é fera e, em 2006, quando começou a trabalhar com o Mauricio de Sousa, virou referência no mundo dos quadrinhos por editar todas as publicações da marca Turma da Mônica. Mas, acho que é bom que ele mesmo conte como esse convite aconteceu, afinal, ele também se surpreendeu com o convite tanto como eu com o momento.

“Em 2005 eu passei o ano inteiro entrevistando o Mauricio para um livro que eu escrevi e que foi publicado pela Globo. E durante uma sessão de autógrafos de lançamento desse livro, um fã perguntou para ele quando a gente ia trabalhar junto e ele respondeu que nós ainda íamos fazer muitas coisas juntos. Eu até me assustei na hora, porque ele nunca tinha me dito isso”, relata Sidney.

A entrevista, realizada em agosto, foi registrada pelos fotógrafos do evento. Foto: Cristiano Correa
Depois disso tudo é história. Até o surgimento das graphic MSP. Segundo Sidney, a ideia surgiu no projeto de comemoração dos 50 anos do Mauricio. “Em 2011, enquanto conversávamos, expliquei para ele a ideia de seguir e criar as graphic novels. Na época ele ficou meio ressabiado, mas expliquei que eu escolheria os personagens e os autores e editaria com todo o cuidado cada uma das HQs que saísse”, confessa o jornalista.

Sidney concluiu essa conversa contando o único pedido feito pelo Maurício: “cuide dos meus filhos como se fossem os teus” disse o criador. Agora, depois dos anúncios do FIQ e do que já vimos ao longo dos anos, podemos dizer para o Mauricio que sim, o Sidney está cuidando muito bem dos filhos dele.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário