segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Crítica A Maldição da Floresta

Filme: A Maldição da Floresta (2016)
País: Reino Unido e Irlanda
Classificação: 14 anos
Estreia: 06 de outubro de 2016
Duração: 97 minutos
Direção: Corin Hardy
Roteiro: Corin Hardy
Elenco: Bojana Novakovic, Joseph Mawle, Michael McElhatton, Michael Smiley, Stuart Graham.

"Por questões econômicas, o conservacionista Adam Hitchens aceita um emprego em uma remota floresta na Irlanda, esperando encontrar uma vida nova para ele, sua esposa Clare e seu filho recém-nascido. No entanto, ao chegarem na casa nova, um agricultor com fortes crenças na tradição local o alerta para parar de mexer naquelas terras sagradas. Quando alguém invade a casa dos Hitchens a noite, querendo fazer mal a criança, e a polícia não descobre quem fez isso, o casal vai ter que lutar para proteger seu filho e sobreviver diante de misteriosos seres que habitam aquele bosque."

Em A Maldição da Floresta acompanhamos a história de Adam Hitchens, que se muda para a Irlanda, onde arruma um emprego como "médico" das árvores. Porém, quando Hitchens adentra na floresta, os moradores da região o alertam sobre as lendas que a assombram. Só que o protagonista do filme não acredita no que as pessoas falam e continua o seu trabalho. Até que, em um determinado momento, os monstros resolvem dar o seu jeito para que o homem saía do território deles.


Uma trama que apresenta vários clichês do gênero de terror, A Maldição da Floresta "inova" ao trazer de volta um conceito que até então vinha sendo pouco utilizado pelas produções de terror: os monstros. Atualmente, a maioria dos longas de gênero acabam utilizando apenas espíritos e demônios na construção de suas histórias, então, a utilização de um vilão que foge do habitual que vivemos, já acabou causando uma expectativa diferente para o filme.

Só que, apesar de ter boas cenas e até um certo suspense, o filme peca em apresentar os seus monstros. Um dos pontos que mais defendo é que o vilão de um longa de terror não precisa, necessariamente, aparecer para causar o medo. Essa era uma produção que poderia ter utilizado o recurso de esconder os seus monstros e deixar isso para a imaginação do telespectador. Entretanto, infelizmente, isso não aconteceu.


Uma das melhores coisas do filme é o seu roteiro, que consegue contextualizar todo o enredo, com a idealização de uma lenda da região e construindo tantas reviravoltas envolventes. Além disso, o roteiro é verossímil e envolve o telespectador na trama, onde é possível sentir sentimentos como medo e tensão. Um dos motivos para isso é o bom elenco que, apesar de não ter nenhum grande nome, deu conta do recado com uma atuação segura e sabendo dosar os sentimentos na hora certa.

Apesar de ter tantos pontos positivos, A Maldição da Floresta acaba perdendo um pouco a força por apresentar tantos clichês, como citado anteriormente. No filme é possível encontrar a casa assombrada, uma floresta que tem vida, os lugares escuros que despertam a curiosidade dos personagens e a luz sendo usada como uma arma contra o vilão. Essa falta de originalidade acaba tirando um pouco o potencial que o longa poderia ter.

Assista ao trailer abaixo:



Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário