sexta-feira, 1 de março de 2019

Dupla famosa do município conta trajetória de mais de 15 anos de história

A música dentro do município sempre foi algo forte. Diversas bandas surgiram no município e tocaram em festivais, casas de festas ou shows pela Lagoa do Cocão e Palco Central. Uma cena efervescente que sempre contou com novidades e também músicos experientes. Quem entra neste universo dificilmente consegue sair e mantem o objetivo de viver de sua música por onde passa. 

Um caro exemplo disso é a dupla Sagguy e Juarez, formada no início dos anos 2000, se tornando uma dupla conhecida dentro do município e muitas vezes folclórica na cidade. Não tem quem não tenha passado por locais como Barranco e Star News (apenas dois exemplos de estabelecimentos onde eles tocaram) e não tenha visto uma faixa anunciando os seus shows. 

Foto: Divulgação
Uma história que também começou em bandas, onde se apresentaram durante sete anos no mesmo local. Somente depois disso que a dupla começou – que tocou mais dez anos no Barranco. “Eu tenho um orgulho de ter tocado em todas as casas de Alvorada durante muitos anos. Foram 17 anos no Barranco, cinco anos no Star News. Isso sem falar dos bailões. A gente conhecia todo mundo por nome, porque tínhamos uma rotina de festas da cidade”, confessa Leandro Sagguy. 

Segundo Juarez Barbosa, o primeiro encontro da dupla faz mais de 20 anos, na antiga casa de festas Coisa Quente. Na época eles tocavam juntos em uma banda, que depois acabou se transformando na Ritmos.” Nós tínhamos repertório para tocar três dias. Nós não éramos tão preguiçosos na época e ensaiávamos bastante (risos). Como a gente fazia cover, acabamos pegando muita referência. Tinha bailes que começavam às 22h e terminavam às 07h da manhã”, relata o músico. 

Com o fim da banda, teve início a dupla. Foram anos tocando todas as noites em diversos bares da cidade. Muitas vezes ocorriam mais de um show por noite. Tudo isso devido a qualidade do trabalho da dupla. “A gente sempre deu prioridade para o nosso sistema de som. Isso sempre foi elogiado por quem nos ouvia cantando. Nosso equipamento era enxuto, mas tínhamos uma preocupação grande com isso”, analisa Sagguy. 

Uma curiosidade contada por Sagguy era que a relação de ambos, apesar de ser de longa data, nunca foi próxima no nível pessoal e mais profissional. “Nós passávamos muito tempo junto e a gente nunca se reunia quando não era para ensaiar. O convívio fora da dupla era bem pouco. Nossa ligação era grande, mas nunca iriamos um na casa do outro sem nenhum motivo. Os nossos gostos eram diferentes”, conta o cantor. 

Futuro 

Desde que começou a dupla sempre foi questionada sobre a produção de trabalhos autorais – algo que nunca aconteceu. Segundo os dois músicos, esse nunca foi o interesse principal. Eles sempre quiseram tocar covers e nunca houve a vontade de produzir algo próprio. Além disso, as dificuldades financeiras em se produzir algo na época eram muito maiores que as atuais. 

Os músicos contam que sempre viveram destes projetos, mas que de uns três anos para cá serviços paralelos surgiram. Isso fez com que a dupla desse uma pausa na carreira. Atualmente ambos tocam projetos paralelos – Juarez canta com outro músico e Sagguy trabalha em uma casa de festas – mas sempre que possível voltam aos palcos como dupla para apresentações especiais. 

Contudo, já se pensa em uma grande reunião da dupla novamente, mas ainda sem nenhuma data confirmada. “Atualmente não temos nenhum show marcado. A gente costumava fazer shows de aniversário da dupla quando forem datas fechadas. Nossa ideia é fazer uma festa de aniversário da dupla, mas não temos nenhum evento programado”, conclui Sagguy. 

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário