quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Crítica de Lembranças de um Amor Eterno

Filme: Lembranças de um Amor Eterno (2016)
País: Itália
Classificação: 12 anos
Estreia: 22 de setembro de 2016
Duração: 116 minutos
Direção: Giuseppe Tornatore
Roteiro: Giuseppe Tornatore
Elenco: Olga Kurylenko, Jeremy Irons, Shauna Macdonald.

"A estudante universitária Amy leva uma vida de excessos. Trabalhando como dublê, ela faz acrobacias cheias de suspense e perigo, durante cenas de ação. A jovem passa seu tempo livre trocando mensagens com seu namorado, o professor de astrofísica Edward, pelo computador. Após ele negar se encontrar com Amy, ela irá descobrir um triste segredo de seu amado."

O filme conta a história da estudante e dublê Amy, interpretada por Olga Kurylenko, tem um relacionamento com o pesquisador Edward, interpretado por Jeremy Irons. O professor universitário é casado e vive um romance extraconjugal com Amy. Esse relacionamento acontece a distância, pois os dois vivem em países diferentes e se encontram esporadicamente, quando ele palestra na cidade dela. No resto do tempo eles se comunicam apenas por Skype, ligações e trocas de e-mails. Só que, em uma palestra de sua universidade, Amy acaba descobrindo que Edward morreu, mesmo que ainda esteja conversando com ele. E, mesmo depois que ela descobre isso, os e-mails e cartas continuam chegando em sua casa.


Apesar de ser uma trama que já apresentou filmes de sucesso, como P.S. Eu Te Amo e Ghost - Do Outro Lado da Vida, falta algo para que Lembranças de um Amor Eterno conquiste esse espaço. O filme tem um ritmo lento e massante, seja pelos diálogos ou pela direção arrastada de Giuseppe Tornatore. O roteiro, também assinado por Tornatore, falha em construir uma realidade palpável para Amy, tanto que, um dos grandes problemas, está no roteiro. Isso porque a protagonista não se pergunta o porque dessa atitude de Edward

Além disso, a produção também não conseguiu escalar um bom elenco. Apesar de serem esforçados, nenhum dos dois consegue carregar toda a carga dramática que a trama necessita. Ainda mais quando vemos que os dois estão presentes em quase todo o filme, tendo a responsabilidade de segurar o telespectador por quase duas horas em frente a tela. Infelizmente falta carisma e potencial para que eles consigam fazer isso.


Outro problema da direção do filme é a repetição de elementos desnecessários, como a entrega de CDs, e-mails e SMSs. Parece que Tornatore menospreza o seu público, explicando cada conceito repetidas vezes, com o objetivo de firmar cada vez mais sua ideia. Isso sem falar que essa repetição firma o amor infinito que o diretor tanto prioriza nesse filme. 

Falta algo para que o filme conquiste poupas de mais um sucesso do diretor. Entretanto, Lembranças de um Amor Eterno terá seu público, formado por pessoas que buscam uma grande história de amor (algo que o título brasileiro vende) e pelos fãs do cineasta, que tem uma carreira sólida e com uma boa legião de telespectadores. Porém, infelizmente, esse filme não faz jus a história de Tornatore.

Assista ao trailer abaixo:



Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário