sexta-feira, 2 de março de 2018

Crítica de Motorrad

Filme: Motorrad
País: Brasil
Classificação: 16 anos
Estreia: 01 de março de 2018 
Duração: 91 minutos 
Direção: Vicente Amorim
Roteiro: L.G. Bayão
Elenco: Guilherme Prates, Carla Salle, Emílio Dantas.

"Um dos grandes desejos de Hugo é conseguir fazer parte do grupo de motocross do seu irmão mais velho. Decidido, ele rouba algumas peças para que possa montar sua motocicleta. Quando consegue o feito, ele encontra com a turma do irmão em uma cachoeira remota, onde fazem uma trilha e se deparam com um antigo muro. Hugo sugere que eles desmontem o muro e sigam a aventura, mas acabam encontrando a dona do ferro-velho de onde Hugo roubou as peças. Ela os convida para um caminho ainda mais radical, só que a diversão vira uma corrida pela sobrevivência quando eles passam a ser perseguidos por motoqueiros sádicos e sobrenaturais."

A temporada do Oscar 2018 praticamente chegou ao fim. Obviamente que mais alguns longas-metragens indicados ainda devem chegar aos cinemas brasileiros, mas a maioria já foi e agora nós voltamos a nossa programação normal. E, podemos dizer, que de forma surpreendente. Isso porque o (bom) filme desta semana se chama ‘Motorrad’. E, apesar do nome, é brasileiro. 

Para quem não sabe, a produção conta a história de Hugo, que sonha em fazer parte do grupo de motocross do seu irmão mais velho. Decidido, ele rouba algumas peças para que possa montar sua motocicleta. Quando consegue o feito, ele encontra com a turma do irmão em uma cachoeira remota, onde fazem uma trilha e se deparam com um antigo muro. Hugo sugere que eles desmontem o muro e sigam a aventura, mas acabam encontrando a dona do ferro-velho de onde Hugo roubou as peças. 

Aí que entra o grande ponto de virada da trama, porque ela os convida para um caminho ainda mais radical. O problema é que a diversão vira uma corrida pela sobrevivência quando eles passam a ser perseguidos por motoqueiros sádicos e sobrenaturais. Isso mesmo que você leu. Motoqueiros sádicos e sobrenaturais. Isso tudo em um filme brasileiro e muito bem produzido, tecnicamente falando. 

Ressaltei tanto a surpresa em ver que é um filme brasileiro, porque me surpreende muito um filme de gênero feito no país, onde estamos acostumados com dramas familiares ou comédias pastelão. ‘Motorrad’ é um filme surpreendente, seja pelo seu tema, atuações e pelos aspectos técnicos que ele apresenta, por mais que tenha alguns furos de roteiro. 

Talvez o único grande “defeito” do filme, seja não conseguir expressar a velocidade necessária. Foi utilizado um jogo e corte de câmeras para imprimir esse ritmo mais frenético, porém falta esse movimento com os atores. Mas isso é um detalhe que pode atrapalhar quem tem um olho mais clínico e não para quem quer uma distração no cinema e busca o entretenimento. 

Para esse público, o final aberto e inexplorado – em partes – pode prejudicar a interpretação do filme. Isto porque não se sabe quem os “vilões” são, de onde vieram, nem a razão de quererem matar os jovens ali presentes. E esse plano interpretativo pode prejudicar um pouco para quem está acostumado com filmes mais “mastigados”, mas vale a pena pela beleza técnica e a fotografia deslumbrante que foi desenvolvida.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário