sexta-feira, 10 de agosto de 2018

Crítica de Megatubarão

Filme: Megatubarão
País: Estados Unidos
Classificação: 14 anos
Estreia: 09 de agosto de 2018 
Duração: 114 minutos 
Direção: Jon Turteltaub
Roteiro: Dean Georgaris, Jon Hoeber e Erich Hoeber
Elenco: Jason Statham, Bingbing Li, Rainn Wilson

"Na fossa mais profunda do Oceano Pacífico, a tripulação de um submarino fica presa dentro do local após ser atacada por uma criatura pré-histórica que se achava estar extinta, um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, o Megalodon. Para salvá-los, oceanógrafo chinês (Winston Chao) contrata Jonas Taylor (Jason Statham), um mergulhador especializado em resgates em água profundas que já encontrou com a criatura anteriormente."

Quando você vai ao cinema para assistir a qualquer filme estrelado por Jason Statham, não tem como não esperar algo de ação e visceral do início ao fim. É isso que, felizmente, vemos no bom filme que estreia nesta semana, intitulado “Megatubarão”, mas que também pode ser considerado uma mistura de “Rampage” com “Velozes & Furiosos” embaixo d’água. Pode parecer louco, mas garanto que funciona.

O filme apresenta a tripulação de um submarino fica preso dentro da fossa mais profunda do Oceano Pacífico após ser atacada por uma criatura pré-histórica que se achava estar extinta, um tubarão de mais de 20 metros de comprimento, o Megalodon. Para salvá-los, oceanógrafo chinês contrata Jonas Taylor, um mergulhador especializado em resgates em água profundo que já encontrou com a criatura anteriormente.

Agora você têm duas opções: criticar os clichês, furos de roteiro e outros problemas que o filme apresenta; ou desligar o cérebro e curtir o carisma de Statham matando um tubarão de 25 metros de comprimento – isso não é spoiler e sim uma obviedade né? O filme é divertido e entrega cenas de ação que estamos acostumados a ver sempre que a estrela das produções de ação está envolvida e isso não foi diferente aqui.

Talvez o problema do filme seja não ter comprado essa ideia da galhofa. “Megatubarão” é um filme pipoca e diversão para toda família, mas ele não quer assumir isso. Em diversas situações ele se propõe a ser sério e dramático e isso não funciona. Isso pelos problemas citados anteriormente, mas também porque as pessoas que vão assistir a um filme do Statham com um tubarão não procuram essa “profundidade”, com o perdão do trocadilho.

A produção funciona como um entretenimento para o público e os fãs do ator encontrará nele exatamente o que procuram. Talvez, se os envolvidos tivessem assumido isso e buscado esse público, o sucesso seria maior ainda. Não existem dúvidas disso. Contudo, mesmo com eles não assumindo esse lado, muita gente irá ao cinema assistir ao filme e eu digo: façam isso. Desliguem o cérebro e vão se divertir no cinema com “Megatubarão”.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário