sexta-feira, 23 de novembro de 2018

4º FECEA tem cerimônia de premiação neste sábado, na sede social do SIMA

Acontece neste sábado, 24/11, a 4ª edição do Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA). O evento é organizado anualmente pelos projetos Clube das 5 (Centro Municipal de Ensino Profissionalizante Professor Florestan Fernandes) e Primeira Tela (Escola Municipal de Ensino Fundamental Leonel Brizola), através dos professores e coordenadores André Bozzetti e Adailton Moreira. 

Foto: Divulgação
Em sua 4ª edição, o FECEA contou com a inscrição de 930 curtas-metragens vindos de 77 países dos cinco continentes. A participação nacional também foi expressiva. Ao total, chegaram inscrições de 13 estados. A cena local, que tem categoria específica no Festival, tem a participação mais expressiva desde a primeira edição. São 22 produções realizadas por estudantes alvoradenses. 

O FECEA contempla produções estudantis nas categorias: Séries Iniciais, Séries Finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Universitários, para ficção, animação e documentário. Além da premiação tradicional, característica de festivais de cinema, o Festival criou a partir da segunda edição, de forma permanente, o Prêmio Sirmar Antunes - Protagonismo Negro. 

Essa categoria surgiu com o objetivo de fomentar a participação de filmes estudantis que tratem da temática afrodescendente e homenagear o ator gaúcho com extensa participação e contribuição para o cinema brasileiro. Em 2018, as produções que tratarem das questões de gênero e identidade poderão receber, pela relevância social e educativa, o Prêmio Marielle Franco – Protagonismo Feminino. 

Questionado sobre a diminuição do número de inscritos quando comparado com o ano anterior, Bozzetti explica que foi necessário ver esse número reduzir. “Ano passado tinham seis formas de se inscrever. Este ano era apenas um site. Eu pretendia ter umas 600 inscrições e tivemos 930. Aquela quantidade de filmes do ano passado é impraticável para mim, nas atuais condições”, salienta o coordenador. 

Ano passado 

O Festival de Cinema Escolar de Alvorada recebeu 1330 produções para a sua 3º Edição. No total, 94 países enviaram filmes. Comparado a 2016 em que recebeu a inscrição de 130 curtas, sendo apenas dois deles estrangeiros, o crescimento do Festival é relacionado à estratégia elaborada nas redes sociais, grupos de trabalho, correio eletrônico e plataformas específicas de divulgação. 

Serviço 

A entrega dos prêmios acontecerá neste sábado, 24/11, às 16h no Salão de Eventos do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Alvorada (SIMA). O espaço fica localizado na Avenida Wenceslau Fontoura, Nº 105, no Bairro Nova Americana. A partir das 14 horas até o início da cerimônia de premiação serão exibidas algumas das produções indicadas. 

Como atividade integrada ao 4º Festival de Cinema Escolar de Alvorada acontece de 20 a 23 de novembro as mostras de produções selecionadas nas escolas municipais Frederico Dihl, Leonel Brizola e Alfredo Justo, além da Change Escola de Idiomas. Os horários ainda não foram divulgados, mas cada uma das instituições deve receber o evento em um dia – com exceção da Change, que será junto com o Justo.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário