sexta-feira, 30 de novembro de 2018

4º Festival de Cinema Escolar de Alvorada conhece seus vencedores

Foi realizada neste sábado, 24/11, a entrega das premiações do 4º Festival de Cinema Escolar de Alvorada (FECEA). O evento, realizado no salão do Sindicato dos Servidores Municipais de Alvorada (SIMA), contou com a presença de cerca de 150 pessoas, além de quem pode acompanhar as transmissões do evento no Facebook. 

Foto: Divulgação
O Festival de Cinema Escolar de Alvorada recebeu 930 produções para a sua 4º edição. No total, 77 países enviaram filmes para o FECEA. O evento teve início às 14 horas, com a exibição dos curtas-metragens alvoradenses e das delegações presentes, e às 16 horas teve inicio a cerimônia de premiação. Todo o projeto foi organizado pelos professores Adailton Moreira e André Bozzetti. 

Segundo André Bozzetti, o sentimento ao final da cerimônia foi de realização, ainda mais por ter a impressão de que o público saiu mais feliz e emocionado neste ano. “O grande número de delegações presentes fez com que a maior parte dos prêmios estaduais fosse entregue em mãos, o que fez com que todos pudessem perceber a alegria dos vencedores”, salienta o organizador. 

Conforme ele, o evento deste ano teve diversos pontos positivos, como a presença do público e a participação de instituições de ensino neste ano que já participaram em outras oportunidades, mostrando a motivação e a referência que o FECEA tem. Além disso, a pluralidade de temas também foi destaque. “Temas como direitos humanos, igualdade, combate à violência contra a mulher, etc. Temas muito atuais foram tratados de maneira bem aberta nos curtas feitos pelos alunos”, conta Bozzetti. 

Já os aspectos negativos ressaltados pelo organizador do evento foram a falta de acessibilidade de tradução de libras e áudio-descrição, além da transmissão via redes sociais não ter sido a imaginada. Além disso, o problema com o transporte também foi prejudicial para o evento. “Muitas escolas do estado não conseguiram transporte para seus alunos, fazendo com que muito professores estivessem sozinhos ou com os alunos que conseguiram colocar em seus próprios carros”, conclui o professor. 

FECEA 

O FECEA contempla produções estudantis nas categorias: Séries Iniciais, Séries Finais, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Universitários, para ficção, animação e documentário. Além da premiação tradicional, característica de festivais de cinema, o Festival criou a partir da segunda edição, de forma permanente, o Prêmio Sirmar Antunes - Protagonismo Negro. 

Conheça os vencedores da premiação na categoria Alvorada 
Melhor direção de arte: “Não Mexa com o Tempo”; 
Melhor montagem: “Protetores da Humanidade”, da EMEF Antônio de Godoy; 
Melhor fotografia: “Autismo: O Código do Amor”, da EMEF Leonel Brizola; 
Melhor ator coadjuvante: Alessandro Ferreira dos Passos Filho por “Homossexualidade”, da EMEF Herbert de Souza; 
Melhor atriz coadjuvante: Laura Sultan por “Brincadeira”, do CMEP Prof. Florestan Fernandes; 
Melhor ator: Rian Victor dos Santos Cardoso por “Versões”, do CMEP Prof. Florestan Fernandes; 
Melhor atriz: Nathalia Oliveira de Oliveira por “Homossexualidade”, da EMEF Herbert de Souza; 
Melhor produção: “Versões”, do CMEP Prof. Florestan Fernandes; 
Melhor roteiro: “Brincadeira”, do CMEP Prof. Florestan Fernandes; 
Melhor direção: Ben-Hur Fernandes por “Versões”, do CMEP Prof. Florestan Fernandes; 
Melhor documentário – Prêmio Eduardo Coutinho: “Autismo: O Código do Amor”, da EMEF Leonel Brizola; 
Prêmio Sirmar Antunes por protagonismo negro: Maria Eduarda do Projeto Primeira Tela, da EMEF Leonel Brizola; 
Melhor filme: “Versões”, do CMEP Prof. Florestan Fernandes/EMEF Leonel Brizola e “Brincadeira”, do CMEP Prof. Florestan Fernandes.

Guilherme Wunder

Nenhum comentário:

Postar um comentário